quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Mousse de Chocolate da Lica

Final de semana passado recebemos aqui em casa um casal de amigos e, pensando no cardápio me confrontei com a sobremesa. Deveria ser simples, fácil de fazer e fácil de agradar. Logo surgiu a idéia de um mousse de chocolate. Pesquisei dezenas de receitas na internet, todas lindas e maravilhosas, mas cheias de gemas de ovos. Queria um mousse sem gema. Minha cunhada havia me passado uma pelo telefone, mas no meio de tanta bagunça, acabei perdendo. Então apelei e fui direto pro site da Eliana ver se encontrava uma luz no fim do túnel. Encontrei, óbvio :)

Receita muito simples e muito, mas muito boa mesmo. Recomendo! Receita AQUI.

As observações que faço:
  • Deixei a lata de creme de leite no congelador por algumas horas e depois na geladeira, assim ficou bem consistente e cremoso;
  • Aproveitei umas cerejas deliciosas que tinha em casa pra decorar;
  • Dispensei o conhaque (por esquecimento mesmo, senão teria tacado logo um jack daniels generoso!)
Corre lá! Ainda dá tempo de fazer pro Natal! :D

FELIZ NATAL!!!

Tracklist: Músicas natalinas pra entrar no clima

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Abóboras trabalhadoras!

É minha gente nem só de cozinha e blogs vivem nós pequeninas abóboras...
Eis aqui 2 páginas do BABY GUIDE (Do planejamento à primeira infância), feito pela BBD Editora (onde eu trabalho como diretora de arte)! E de quebra 2 receitinhas de papinhas. Que eu não testei e muito menos (a)provei, mas certeza que são deliciosas, feitas pelas renomada chef Aninha Ginzalez. Sabe, eu posso dizer que eu fiz um livro. Não escrevi, ok... mas FIZ. Montei cada pedacinho.... orgulhinho! Ah! As fotos de massinha divertida de macarrão são minhas tb!
















AH! querendo comprar o guia...
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2317449

Trilha: Bubly - Colbie Caillat

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Nossos amigos, fãs e leitores já estão ficando impacientes com a falta de postagens. Poizé. As abóboras estão curtindo um fim de ano lotado de trabalho. All work and no fun makes us pumpkins dull cookers. Estávamos preparando a segunda parte da reportagem de quitutes servidos em meu aniversário. Porém, a falta de um cabo USB para baixar as fotos está dificultando as coisas. (Cau, eu prometo que assim que eu arrumar o tal cabo mando a fotos para você no ato!)

Além da falta de idéias na cozinha, também ando passando fome musicalmente. Perdi o show da banda que mais me empolgou nos últimos dois anos: o Phoenix. Sem tempo, sem dinheiro, sem diversão. Perdi o melhor show do Nokia Trends, de acordo com pessoas que nunca haviam ouvido falar nessa banda antes. Está tudo lá na comunidade do Orkut sendo esfregado na minha cara de cão pidão.

Chega de lamúrias. Como mencionei antes, nossos amigos, fãs e leitores estão impacientes com a falta de postagens. Então hoje, mais um dia na vida de uma funcionária extra de Natal do comércio varejista, um dia em que estou realmente querendo e precisando comer algo saudável para me salvar das bobagens baratas do shopping center, póóósssstarei mais uma receita que me impressiona, mas não é de minha autoria. Mais uma vez entra em cena minha colaboradora particular e assessora para assuntos culinários internacionais aleatórios: Amanda Vox, direto de Londres. Quase causei uma inundação geral de tanta água na boca quando ela me contou que estava fazendo uma carne com o pézinho na Índia. Ainda por cima é uma receita transgressora! Carne Bovina à indiana! UHU! É o sincretismo culinário! Os indianos e as vacas que me perdoem, mas deve ser perfeito! Mandei ela reportar o grande feito na hora! Vou sonhar com essa carne com legumes daqui enquanto sigo uma dieta de cachorro-quente barato e salgadinho das Lojas Americanas. Deleitem-se!
Beijos, Ana.


Legumes à Indiana
por Amanda "Risotto" Vox

Quando o brasileiro pensa na culinária asiática o que vem logo à cabeça é comida chinesa ou - de uns tempos pra cá - japonesa. Costumamos deixar de lado todo o resto. O que – como diria a vovózinha – é um pecado!
A culinária indiana é riquíssima, cheia de sabores e cheiros que atiçam qualquer estômago e, desde os tempos de Cabral o Ocidente sabe disso. Mas por um motivo ou outro a culinária indiana não caiu no gosto do brasileiro, ainda.
A receita que se segue é não só cheirosa, apetitosa e saborosa mas também muito saudável. Anote aí:

Ingredientes

- Azeite de oliva 1 cebola 3 dentes de alho 1 cenoura 1 beringela 2 batatas 2 tomates
temperos (aqui está a mágica)
- 1 colher de chá de sementes de mostarda 1 pedacinho de gengibre 2 colheres de sobremesa de garam masala* (que é uma mistura de noz moscada, cardamomo, cominho, pimenta do reino, cravo e canela) sal a gosto


Modo de preparo:
Pique todos os legumes em cubinhos. Coloque a cenoura e as batatas, já picadas, por 3 minutos no microondas em potência alta para dar uma pré-cozinhada. Numa panela grande - se você tiver uma panela tipo wók é nela mesmo – comece fritando as sementes de mostarda em um pouquinho de azeite, adicione a cebola e o gengibre picadinho e deixe a mistura refogar por uns bons 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a cebola começar a ficar dourada.

Adicione o alho e refogue mais um pouquinho. Aí é só colocar os tomates e misturar tudo bem misturado. Essa também é a hora de botar o sal e uma colher de garam masala. Sinta o perfume maravilhoso que a panela irá exalar nesse ponto. Deixe o tomate cozinhar até começar a se desmanchar, se for preciso adicione um pouquinho d’água (só um pouquinho, porque isso não é sopa).


Em seguida junte o resto dos legumes, a outra colher de garam masala e misture bem. Adicione outro pouquinho d’água e deixe cozinhando por mais ou menos 20 minutos, mexendo com fequência (note que o trema já caiu nesse post) para não grudar no fundo da panela. Assim que todos os legumes estiverem cozidos, macios e o gosto das especiarias já tiver sido absorvido é sinal de que está pronto. Sirva acompanhado de arroz e, se você precisa, pode ter uma carninha também.

* Masala é o nome dado à qualquer mistura de temperos na cozinha indiana. Cada combinação leva um nome diferente, essa que usamos é a Garam Masala.
dººb
Como trilha sonora eu recomendo algo que já vai dar o clima do prato, o músico e produtor inglês Nitin Sawhney, famoso por misturar influências, instrumentos exóticos e coisas muito loucas da tradição musical de diversos lugares. Tem até umas músicas dele com pedaços em português e uma vozinha de mulher brasileira cantando. Pra começar recomendo essas 3 músicas: Spark, Punjab e Nadia.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Brigadeiro para a Abóbora-Ana!

Hoje é aniversário da nossa blogueira-amiga Ana Pimentel. Além de super talentosa, ela é uma pessoa muito querida, que apesar de pouco nos vermos é dona de um espaço generoso do meu coração.

Para ela, chocólatra assumida, preparei uns brigadeiros pra esse dia especial.

Vamos à receita:

Brigadeiro à Jack Daniels:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 4 colhereres cheias de chocolate em pó
  • 4 colheres de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa bem generosa de Jack Daniels!
  • Chocolate granulado

Não tem segredo: coloque tudo (menos o granulado) numa panela de fundo grosso (usei uma de aço inox com fundo triplo). Mexa com zelo por 30 minutos em fogo baixo até desgrudar da panela. Deixe esfriar em um prato untado com manteiga. Depois de frio, unte sua mão com manteiga (senão o granulado não vai grudar direito) e enrole as bolinhas passando depois no chocolate granulado.

PARABENS ANINHA!!! Muitas felicidades!


Rendimento: Aproximadamente 150 brigadeirinhos, já descontando os que "somem" no meio do preparo haha