sábado, 11 de outubro de 2008

Frango Chinês em Paris por uma Nipo Brasileira

Tah, eu sei, o título explica TUDO. Mas não dá a receita. ;]

Sinais de um mundo globalizado a gastronomia fica cada vez mais interessante (?). Mas aquela coisa de sempre... TEM QUE SABER BRINCAR, nada de bacalhau com chantilly, minha gente. Essas misturas, no mínimo, bizarras que os super chefs estrelados nos propõe em seus cardápios mega caros NÃO DÁ.

Seus restaurantes recebem o rótulo de "Contemporâneos" e ganham muitas e muitas estrelas dos críticos que se deleitam (ou fingem que se deleitam) em pequenas amostras de "comida" em pratos que eu tomaria por obras de arte visual, e não arte gustativa. Enfim... cada um sabe o que faz!

Voltando ao título, minha querida amiga, Juliana Honda, que faz mestrado lá em Paris (Parrrrrrrrrí - fina ela) decidiu preparar uma pequena soirée para seus amigos, eis que recebo um email super cedinho falando: "Cau pelo amor de Deus, confirma pra mim aquela receita de Frango com Shoyu que você faz???!?!?!?" hahaha! Confirmei o email na hora, mas pedi fotos em troca...e aqui está:

O *Frango Chinês da Cau (ítalo-germânica-brazuca), adaptado pela Juju (nipo-brazuca) preparado em solo Francês
(*não é xadrez pq eu não gosto nem de pimentão nem de amendoim)

Primeiro limpe BEM o frango, corte da forma desejada (cubos grandes ou tiras) e deixe marinando em uma mistura de SHOYU + Amido de Milho + óleo de gergelim (ou azeite) + cebolinhas picadas. Tenha certeza de que cada pedacinho de frango está envolto nessa mistura. E pra que tudo isso você deve se perguntar... o Frango fica TÃO macio por causa do Amido e saboroso por causa dos temperos.

Enquanto o frango marina por uns 10 minutos pique a cebola, também conforme o formato de preferência. A Juju aproveitou uns shiitakes que tinha em casa colocou junto. Boa idéia...

Ingredientes picadinhos, frango marinado, é hora do preparo. Pegue uma panela BEM GRANDE, quanto maior a superfície de calor, melhor. Se você tiver uma wok, melhor ainda. Coloque um pouco de azeite pra esquentar e o frango. Vai grudar tudo, fazer pelotas de tempero, ficar um horror e você pode se desesperar. Mas, como eu falei pra Juju, está tudo certo. O Frango está cozinhando e os temperos apurando.

Quando o Frango começar a querer queimar, jogue água e vá mexendo, tirando os temperos que grudaram e sentindo o ponto do molho que vai fazer.

*Se você tiver um sakêzinho em casa, jogue antes da água. Dá um perfume a mais.

Coloque a cebola e o shiitake agora misture bem e deixe a cebola chegar ao ponto em fogo moderado atento apra o molho com amido de milho não queimar.


*Se você cortou o frango fininiho coloque as ceboles junto com ele para cozinhar


Está pronto! Decore com cebolinhas verdes picadinhas e sirva com um arroz bem branquinho.

Fotos da Soirée Chez Juju

Juju, meu amor! Que saudades!!!!

Setlist:
Ela não mandou uma... mas já que estamos em Paris, globalização e afins... que tal o CD da Carla Bruni. O novo eu ainda não ouvi. Mas o anterior é liiiiiiiiiiiiiiiiindo! E super recomendo também Emilie Simon cantando I wanna be your dog e La vie en Rose.

Bisou!

2 comentários:

Eli disse...

Que delícia esse frango e ainda rodeado de amigos a comida fica ainda melhor né?!

www.saboresdalica.blogspot.com

Elaine J. disse...

vendo essas fotos dá vontade de organizar um rango coletivo tipo AGORA! :D