domingo, 11 de maio de 2008

FELIZ DIA DAS MAMÃES

E para comemorar o dia das mães um pedido da minha querida mamãe, que nascida em Campos do Jordão, é de família gaúcha–alemã, e A-DO-RA un bel piato italiano: "Filha, faz um prato com camarões gigantes...(ela adora) pode ser um macarrão, ou um risotto...". E como pedido de mãe é ordem:

Risotto con rucola e gamberi (Risoto de rúcula e camarões)

Serve 4 pessoas

600g de camarões graúdos e limpos (limpe bem os camarões, camarão é uma delicia, mas camarão sujo NÃO DÁ!!!!! E se o "tio"da peixaria te vendeu dizendo que estava tudo limpo, REVISE camarão por camarão. Seu comensal agradece.)
3 colheres de manteiga
3 colheres de azeite (eu sempre ponho mais, porque azeite é bom demais)
1 xícara bem servida de vinho branco seco ("Se o vinho não é bom para beber, ele não é bom pra cozinhar."– Chef Robert)
1 colher de sopa de purê de cebola com azeite e sal
1 xícara e meia de arroz arboreo
1 litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de pesto de rúcula (bata no processador 3 dentes de alho, 1 xícara de azeite, 4 colheres de pignoli torrados, 100g de folhas de rúcula, 2 colheres de salsinha e 2 colheres de parmesão ralado, sal e pimenta do reino)
2 belos punhados de parmesão ralado

Refogue os camarões em uma colher de manteiga e uma colher de aziete. Tempere a gosto e coloque um pouco do vinho. Refogue até quase o ponto, e reserve.
Doure a cebola no restante do azeite e da manteiga, até os grãos ficarem translúcidos. Coloque todo o vinho e deixe evaporar mexendo sempre vigorosamente em fogo alto (SEMPRE). Deixe o caldo de legumes em uma temperatura de quase fervura e vá colocando concha a concha no arroz, mexendo até que o arroz esteja al dente. Agora é só juntar os camarões, os punhados de queijo. Mexa por uns minutos, acrescente o pesto de rúcula e sirva.

Coma quentinho, com o restante do vinho branco.... nham... nham.... nhammmmm.

É pois é. Todos sabem que risotto é jogo rápido, é fazer e comer. Não pode esperar, nem deixar pra depois... e o que acontece. Esqueci de tirar foto!!!! E O RISOTTO ACABOU! =D Pelo menos estava bem gostoso... não sobrou nada! Na próxima vez, preciso lembrar de deixar a máquiana fotográfica junto com o mise en place, talvez ao lado do parmesão.

Trilha sonora...
Fernanda Takai – Onde Brilhem os olhos seus (o CD inteiro mesmo... porque ele é a cara da minha mãe, fofo, meigo e querido)

BEIJO!

5 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Este é o risotto preferido de toda as mamães da família. Muito bm.

Felicidade para a mamãe.
Bjs!

Elaine J. disse...

não tem foto mas fico aqui imaginando.... ahhhhhh!!!!!
nhami!

Marcia disse...

Que risoto bem italian food, gostoso!

Ana Pimentel disse...

to babando aqui. muito!!!!
to numa fase rúcula.
eu quero voltar a cozinhaaaaaaar.

bjins

amanda vox disse...

meu comentário não tem nada a ver com a receita.
quero só dizer que um blog sustentado por 3 pessoas passar tanto tempo sem atualizações é algo imperdoável. qual é a desculpa esfarrapada? hehe, não me levem a mal, é só que curto ler aqui as receitas e dicas musicais, mas vocês bem que podiam fazer aí um esforço, né não?