E para comemorar o dia das mães um pedido da minha querida mamãe, que nascida em Campos do Jordão, é de família gaúcha–alemã, e A-DO-RA un bel piato italiano: "Filha, faz um prato com camarões gigantes...(ela adora) pode ser um macarrão, ou um risotto...". E como pedido de mãe é ordem:
Risotto con rucola e gamberi (Risoto de rúcula e camarões)
Serve 4 pessoas
600g de camarões graúdos e limpos (limpe bem os camarões, camarão é uma delicia, mas camarão sujo NÃO DÁ!!!!! E se o "tio"da peixaria te vendeu dizendo que estava tudo limpo, REVISE camarão por camarão. Seu comensal agradece.)
3 colheres de manteiga
3 colheres de azeite (eu sempre ponho mais, porque azeite é bom demais)
1 xícara bem servida de vinho branco seco ("Se o vinho não é bom para beber, ele não é bom pra cozinhar."– Chef Robert)
1 colher de sopa de purê de cebola com azeite e sal
1 xícara e meia de arroz arboreo
1 litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de pesto de rúcula (bata no processador 3 dentes de alho, 1 xícara de azeite, 4 colheres de pignoli torrados, 100g de folhas de rúcula, 2 colheres de salsinha e 2 colheres de parmesão ralado, sal e pimenta do reino)
2 belos punhados de parmesão ralado
Refogue os camarões em uma colher de manteiga e uma colher de aziete. Tempere a gosto e coloque um pouco do vinho. Refogue até quase o ponto, e reserve.
Doure a cebola no restante do azeite e da manteiga, até os grãos ficarem translúcidos. Coloque todo o vinho e deixe evaporar mexendo sempre vigorosamente em fogo alto (SEMPRE). Deixe o caldo de legumes em uma temperatura de quase fervura e vá colocando concha a concha no arroz, mexendo até que o arroz esteja al dente. Agora é só juntar os camarões, os punhados de queijo. Mexa por uns minutos, acrescente o pesto de rúcula e sirva.
Coma quentinho, com o restante do vinho branco.... nham... nham.... nhammmmm.
É pois é. Todos sabem que risotto é jogo rápido, é fazer e comer. Não pode esperar, nem deixar pra depois... e o que acontece. Esqueci de tirar foto!!!! E O RISOTTO ACABOU! =D Pelo menos estava bem gostoso... não sobrou nada! Na próxima vez, preciso lembrar de deixar a máquiana fotográfica junto com o mise en place, talvez ao lado do parmesão.
Trilha sonora...
Fernanda Takai – Onde Brilhem os olhos seus (o CD inteiro mesmo... porque ele é a cara da minha mãe, fofo, meigo e querido)
BEIJO!
domingo, 11 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Este é o risotto preferido de toda as mamães da família. Muito bm.
Felicidade para a mamãe.
Bjs!
não tem foto mas fico aqui imaginando.... ahhhhhh!!!!!
nhami!
Que risoto bem italian food, gostoso!
to babando aqui. muito!!!!
to numa fase rúcula.
eu quero voltar a cozinhaaaaaaar.
bjins
meu comentário não tem nada a ver com a receita.
quero só dizer que um blog sustentado por 3 pessoas passar tanto tempo sem atualizações é algo imperdoável. qual é a desculpa esfarrapada? hehe, não me levem a mal, é só que curto ler aqui as receitas e dicas musicais, mas vocês bem que podiam fazer aí um esforço, né não?
Postar um comentário