quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Pão-rocambole

Então né.... já passamos da metade do ano e poucas receitas apareceram por aqui até agora... Por isso mesmo admiro muito os blogs que mantêm uma frequência quase diária de postagem! Vocês são heroínas (ou heróis) , sério! :)

Pra fazer a massa não tem muito segredo:
  • 1 pacotinho de fermento biologico em pó (ou 2 tabletes frescos);
  • 1/2 xic de leite morno;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres chá de sal;
  • 1/4 xic de óleo;
  • 4 xic de farinha de trigo;
Começe dissolvendo o fermento com o leite morno e açúcar. Depois junte os ovos, sal, oleo e a farinha aos poucos. Vá amassando e páre com a farinha quando não estiver mais tão grudento. Continue amassando até incorporar tudo bonitinho. Forme então, uma pequena grande bolinha. Unte levemente com óleo a mesma tigela usada pra juntar os ingredientes da massa e deslize a bola de massa pela tigela de forma que a massa fique toda untada também. Cubra com um pano de prato e deixe a massa repousando por no minimo 40 min. Como ligo o forno no início dos trabalhos, costumo deixar a tigela com a massa descansando em cima do fogão, onde está quentinho. Em dias frios isso faz muita diferença.

O recheio que usei foi: queijo, presunto de peru, tomate e salsa desidratada. Fiz tiras com as fatias de queijo e presunto e piquei os tomates sem semente.

Abri a massa em retangulo (uns 3 mm de espessura). Passe margarina sobre a superície da massa a ser recheada e distribua o recheio. Deixe o recheio pelo menos uns 4 dedos de distancia longe da borda (a que vai por cima do rocambole). Assim não vai ficar vazando (muito) recheio.

Enrole com carinho. Pincele a superfície do rocambole com gema de ovo batida com uma colher de café de água (senao fica mto espesso). Coloque numa forma (eu forrei com papel manteiga e um pouco de farinha pra não grudar). Salpique parmesão ralado grosso por cima e leve ao forno médio (pré-aquecido) por uns 40 minutos (fique de olho).

Não reparem na forma velha de guerra.. :)



Rende um pão gigante!

Tracklist: Beach Boys - o Pet Sounds inteiro.

8 comentários:

risonha disse...

gigante e delicioso sem dúvida, pois o conteúdo do recheio é fantástico.
que bela ideia para um pic-nic

Cau Ciardi disse...

Ai Laine! Você é REALMENTE um exemplo!
*juramento de escoteira*

EU JURO, QUE QUANDO EU VIRAR DONA ED CASA, EU VOU POSTAR VÁÁÁRIAS RECEITINHAS! ENQUANTO ISSO, TODOS JUNTOS, REZANDO PARA O PEDREIRO VOLTAR PARA O AP TERMINAR A OBRA!

Me dá um pedaço desse pão agora? café da manhã... fominha!

beijo!

Ana Pimentel disse...

ai que fomeeee! tá lindo de morrer e super convidativo pra um café-da-manhã daqueles!

Pois é, e eu tenho que mandar o homi do fogão converter a instalação de gás encanado para butijão, sempre esqueço!

Tô com saudades de pôr o pé na cozinha para preparar receitinhas. Ultimamente ando só degustando os quitutes da minha sogra. Aliás, falando nela, ela tem um bolo de milho que ela faz que é um pecado de tão bom e fácil, fácil, fácil. Ta aí, vou inaugurar o marcador "Receitas da sogrinha" que nem a torta de polenguinho da laine baseada na receita da sogrita dela.

Elvira disse...

Essa pão enrolado faz crescer água na boca, Elaine! :-)

Beijos.

Anônimo disse...

Nossa parece uma delícia...
rende bastante ne?!!!
vou tentar fazer e falo p vcs

Bia disse...

hum... blog delícia!

Anônimo disse...

ficou bonito mesmo, hein?

Mão na Massa disse...

Olá

Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues estão abertas.

www.maonamassablogue.blogspot.com