terça-feira, 17 de julho de 2007

Almoço para o namorado

Ontem, como todos (que aqui freqüentam) bem sabem foi aniversário do Rods (meu namorado e amigo-baterista das outras abóboras). Ele estava com vontade de comer "kibe de assadeira com catupiry". Então, com muito carinho, aqui está o resultado:



Kibe de Assadeira com Catupiry da Cau





Massa de trigo para kibe
  • 250 gr de trigo para kibe
  • 500 gr de patinho moído
  • 1 colher de sopa de tempero completo
  • 1 colher de sopa de azeite

Coloque o trigo em uma tigela funda, cubra-o com água (aproximadamente 1 litro) e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Depois escorra (deixe bem sequinho) e misture com os outros ingredientes. Reserve.

O Recheio

  • 500 gr de patinho moído
  • 1 e 1/2 colher de sopa de tempero pronto em pó
  • 2 colheres sopa de azeite
  • 1 macinho de hortelã picado (comprei daqueles Mr. Valley que vende no Pão de Açúcar)
  • 1 copo de iogurte natural
  • manteiga
  • Opcional: pote de catupiry(R) de 400g e um tomate picado sem semente

Aqueça o azeite, junte a carne moída com o tempero e deixe-a fritar até que esteja dourada e toda a água tenha evaporado. Retire do fogo e espere uns minutinhos para esfriar um pouco. Adicione iogurte, a hortelã, o tomate e reserve.

Unte uma assadeira (usei uma de 30cm de comprimento) com manteiga. Coloque metade da massa de trigo sobre o fundo da assadeira e pressione com as mãos até obter uma massa homogênea e lisa. Espalhe metade de catupiry e por cima o recheio da carne e cubra primeiro com a outra parte do catupiry e depois o restante da massa de trigo.

Truque: Derreta umas duas colheres de manteiga e tempere a gosto, pincele sobre o kibe.

Agora ao forno! Forno médio pra forte, uns 200º até que a superfície esteja dourada! E depois só servir com um arroz integral feito com azeite (ele fica amarelinho), cebola e sal. E PRONTO! Bon apetit!


Dica: Formas de vidro esquentam mais. ;)

Ah! Sim! Eu estava esquecendo! SETLIST:

  • Odicet http://www.myspace.com/odicet
  • Cardigans "Beautiful One" e "Happy Meal"
  • Macy Gray "I Try" e "When I See You"
  • Lily Allen "LDN" e "Everybody is Changing"
  • Shakira "Día de Enero" e "Something"

5 comentários:

Ana Pimentel disse...

Nuossa, me deu água na boca! Vou fazer!

Comprei forminhas de empada pra fazer uma variação do pastelão Happy Mondays em miniatura. Experimentações!

Me lembrei de uma receita de kafta com essa de kibe... hummmm...

Ana Pimentel disse...

Lembrei também de um rocambole de carne que eu faço recheado com catupiry e tirinhas de bacon... hummmmm
nossa eu estou realmente com fome hoje hahaha

Ana Pimentel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Pimentel disse...

Eu de novo!
Na falta de metade dos ingredientes do kibão, fiz rocambole de carne com presunto, queijo, catupiry e bacon agora no almoço inspirada pela fome irresistível que sua receita me causou hehe

Marcia da Paz disse...

Nossa que delica, achei seu blogg entre outros de culinarias, dei uma futucada e adoreiiii, comecei a fazer um mas não tenho tempo de postar, esse rocambole que ana sita é uma delicia, o recheio costuma variar com frios legumes, parabens bjks