quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Semi-Diet é o canal

Resolvi entrar em semi-dieta. Na verdade é uma espécie de programa aleatório de reeducação alimentar. Sem radicalismos, tô botando a ponta do pé na água fria hehe

Sempre fui anti-vegetariana: nunca comi nada que fosse verde. Mas já não sou nenhuma menininha quase cheia de saúde e estou começando a ficar doente fulltime, meu estômago e meu fígado (que fígado?) suplicam por clemência, meus pneus estão se multiplicando e o que eu mais temia está acontecendo: minha pele está começando a tomar uma certa coloração VERDE!

Meus dias de junk food na veia acabaram. Tive que me convencer de que existe vida além da salada apática. Me dei conta disso outro dia, quando jantava num restaurante em São Paulo com os meus pais. Tinha um buffet de saladas tão bacana que era capaz de atrair até uma anti-vegetariana radical, como eu. O segredo? Criatividade!

Enchi meu prato de tomate grelhado com manjericão e azeite, mussarela de búfala... Não vou dizer que são as coisas mais saudáveis do mundo, mas já é um começo. Aliás uma boa receita pra se copiar:

- Corte um tomate ao meio, ponha a face sangrenta das metades no grill por uns minutos, mas não deixe queimar.
- Besunte de azeite e coloque uma folhinha simpática de manjericão para dar um gostim.
- Mussarela de Búfala em nozinho pra acompanhar e é isso aí: pode mandar bala.

Comi essa delícia acompanhada de um bom filézão grelhado e pasmem: AGRIÃO. Impressionante, matinho com sabor e nem é tempero. Tô inventando a roda!
Confesso que deixei a batata frita sobrando no prato. Isso é muito sério. Estou me surpreendendo comigo mesma.

Ok, deslumbres à parte, vamos ao que interessa.

Para dar continuidade a essa nova onda semi-diet resolvi fazer uma lasanha de ricota com manjericão com molho ao sugo. Tá, ainda é massa, ainda é engordativo, mas é bem menos que uma boa lasanha à bolonhesa de queijo e presunto com parmesão gratinado. Ricota, queijo branco e afins...nunca fui chegada (claro, é saudável, tô fora), mas de fato o segredo é misturar com outras coisas que têm gosto, no caso, o manjericão. Delícia. Essa Lasanha é minha forma de tentar substituir a irresistível a pizza Margherita (que eu peço toda semana e, assumo, devoro uma inteira sozinha sem fazer cerimônia. Meus hábitos alimentares são muito condenáveis).

Receita express, pra você comer no dia-a-dia, num momento em que comer a coisa mais deliciosa e engordativa do mundo não é sua prioridade (deixe isso para os fins de semana, eu resolvi que agora vai ser assim pra mim). É extremamente rápida e prática de se fazer. Nível "for dummies", como sempre são minhas receitas.


Lasanha de Ricota

Ingredientes


  • Um pacote de massa para lasanha Petybon;

  • Um pacote de queijo branco pequeno inteiro;

  • Uma lata de molho de tomate tradicional (recomendo o Salsaretti);

  • Manjericão;

  • Sal a gosto (Mas capricha! Lembre-se de que queijo saudável é igual a queijo sem gosto);
O molho
Coloque o molho de tomate em uma panela e acrescente mais uma medida de água usando a mesma lata. O molho tem que ficar aguado mesmo pra amolecer a massa. Depois ele vai ao forno e toma consistência.
Segredinho: quando for usar molho de lata, coloque uma pitadinha de açúcar para quebrar a acidez. Deixe ferver bem (para tirar o gosto de lata hahaha).

O recheio
Enquanto o molho ferve, amasse seu queijo com um garfo.
Pique umas folhinhas de manjericão e misture com o queijo. Capricha no sal. Vai fundo.

Montage
Molho fervido, jogue um pouco em um refratário e adicione a primeira camada de massa de lasanha. Vá alternando: camada de massa, camada de molho, camada de recheio, camada de massa, camada de molho, camada de recheio...sendo que a última camada deverá ser de molho, para banhar bem toda a lasanha.

Não precisa usar toda a massa do pacote. Arranha-céus de lasanha não costumam ser muito práticos na hora de se comer, especialmente se você for uma pessoa desengonçada como eu.
Se não resistir, jogue um parmesãozinho por cima para gratinar, nhammm!

Assando esta belezinha
Agora você tem duas opções:
A massa Petybon pode ir ao microondas sem encanações porque ela fica mole rápido. Você pode colocar o refratário no forno de microondas por 5 minutos e voilá. Sua lasanha expressa está pronta. É nessas horas que eu fico feliz de viver no mundo futurista hehehe

Se você for old school e preferir fazer no forno, é só deixar o forno pré-aquecendo enquanto você monta a lasanha e voilá também: 15 minutos bastam. No caso do forno, cubra o refratário com papel alumínio. (Você, Dummie que está animado com esta receita tão besta, não ouse usar papel alumínio no microondas, ou as consequências serão fatais! HOHOHOHO!)

dº.ºb
Para completar e embalar minha nova onda modernete-que-tem-uma-alimentação-semi-saudável, música de modernete-que-tem-uma-alimentação-semi-saudável.
Ouçam esse cara: Calvin Harris.
Assim como nunca gostei de ricota ou de vegetais e coisas saudáveis, também nunca gostei de Electro. Esse cara é o meu tomate com manjericão, mussarela de bufala, bife e agrião: ele me fez mudar de idéia e deixar a batatinha no prato. Diversão garantida ou seu dinheiro de volta (ouve lá no myspace que é de graça haha).

Você pode encontrar o som do indivíduo em www.myspace.com/calvinharristv . Comprove. Legal bragarai.
Recomendo "Wild Scenes", "Acceptable in the 80's", "Merrymaking at My Place", "Animals on Drugs" (videozinho, tem no You Tube)... ah vai lá ouvir logo!


Como não tem foto do meu rango semi-saudável, publico então uma imagem minha simpsonizada!


Ana ainda precisa ir ao Cinema ver Simpsons The Movie

3 comentários:

Elaine J. disse...

santo brócolis, batman!
a-d-o-r-o ricota, a-d-o-r-o massa, a-d-o-r-o molho! hmm q mais? adoro agrião!!! e brocolis tb! :)

bjocas

Ana Pimentel disse...

Acabei de fazer e comer o kibe de forno da Cau. Espetacular. Ele dá um trabalhinho, mas vale a pena!
Levei duas horas para fazer. Uma hora fazendo a massa, o recheio e montando, mais quase uma hora de forno.
Saboroso e cremoso demais. De arregalar o olho. A cada garfada era "hmmmmmmm" pra todo lado.

Recaída total. Minha vida semi-diet já era hehhehehe

Cau Ciardi disse...

a lasagna parece espetacular.. mas Montage não desce!

beijos!