quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Segredos Básicos da Cozinha de Todos os Tempos

Hoje teremos um texto fornecido pela Amanda Vissotto, mais conhecida no mundo gastronômico pelo pseudônimo Amanda Risotto (hahaha). Ela é uma grande amiga que ano passado foi morar em Londres. Temos episódios inesquecíveis (e igualmente hilários) envolvendo comida vegetariana na bagagem. Depois de onze anos, finalmente ela se rendeu novamente ao mundo maravilhoso dos carnívoros. Pois bem, para os novatos na cozinha, a Amanda preparou algumas dicas básicas preciosas para se virar bem pilotando o fogão. Valeu, Amanda!


"Pessoalmente, acredito que existem algumas coisas básicas que se DEVE saber fazer, por um motivo ou outro. Coisas como cozinhar, pregar botões, trocar lâmpadas, pendurar quadros, tudo isso que pode ser classificado como “se virar”.
Eu tive a sorte de nascer numa família de pessoas muito habilidosas, experts na arte de se virar. Depois continuei meu treinamento sendo escoteira e aperfeiçoei minhas técnicas quando fui morar sozinha.
Agora, depois de muito estudo e prática, olho pra trás e vejo erros que poderiam ter sido evitados e coisas que ajudariam muito se eu as soubesse desde de o princípio. E é por essa razão que venho aqui hoje revelar alguns dos...

...Segredos Básicos da Cozinha de Todos os Tempos!

Por Amanda Risotto

1) Cozinhar é um estado de espírito
Se você está com preguiça coma um sanduíche porque fazer comida de má vontade é o primeiro passo em direção ao fracasso. Sua comida pode:

a) queimar;
b) solar ;
c) colar ;
d) causar indigestão ;
e) todas as anteriores.

2) Cozinhar ouvindo música é MUITO melhor
Essa dica meio que faz parte da dica anterior. ponha lá a música que você está a fim de ouvir e a atmosfera ideal está criada.

* Nota das Abóboras: A partir dessa premissa é que este blog foi criado!!! Concordamos plenamente! Levantamos essa bandeira!

3) O tempero é seu amigo
Não tenha medo de temperar sua comida. Vá na fé e experimente. Não foi à toa que o mercado de especiarias revolucionou o mundo, pense nisso.

O melhor jeito de saber se um tempero combina ou não com o prato é dar uma cheiradinha nele. Bota lá o seu nariz e o resto é bem intuitivo, basta um mínimo de bom senso.

4) Seguir a receita não é vergonha nenhuma
Claro que saber fazer pratos elaborados de cabeça é legal, mas não precisamos ficar fazendo só aquilo que sabemos de cor, aventure-se na cozinha, explore novas receitas, a internet está cheia delas, coragem!

5) A arte de marinar
Marinar é um nome chique para “deixar de molho”. Se você for cozinhar carnes, é sempre bom deixar marinar nos temperos um pouco antes. E vale pra qualquer outra coisa, quanto mais tempo envolto nos temperos mais o gostinho “pega”.

6) Maizena engrossa o caldo
Maizena é incrível. Só uma colherinha e pronto, aquele molho que você queria deixar com uma consistência incrível acontece. serve para todo tipo de molho, sopa, mingau, enfim, qualquer coisa que seja líquida e vá ao fogo. Se o negócio estiver teimando em ficar aguado não hesite: um pouquinho de maizena e está resolvido. Mas lembre-se de dissolver a maizena antes, num pouco d’água ou leite, senão pode acabar empelotando e deixando seu prato com uma cara muito amadora.

5) Se você colocar um ovo e farinha vira bolinho!
Parece mentira, mas é possível fazer bolinhos deliciosos a partir de quase qualquer coisa. faça uma reforma naquele resto do almoço de ontem agora mesmo! Pegue seja-lá-o-que-for, adicione um ovo e vá colocando a farinha de trigo aos poucos até dar pra fazer bolinhas (do tamanho de uma almôndega), dê uma calibrada no sal e pronto! Agora é só fritar no óleo bem quente, mas tem que mergulhar no óleo mesmo, tipo batata frita, sem pensar no colesterol.

6) Saber fazer massa podre

Torta de frango que a Amanda fez ontem lá nas Inglaterras usando a receita de massa podre! - Ana

Massa podre é o que há. Apesar do nome pouco feliz ela é hiper versátil e fácil de fazer. Pode ser preparada doce ou salgada, dependendo do que vc vai colocar dentro. De empadinhas à torta de maçã, tudo vale. Segue a receita:

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
500g de manteiga/margarina/gordura vegetal/banha (tanto faz, o que vc tiver à mão)
1 colher de sopa de sal ou açúcar (depende se vc quer doce ou salgada)
Água


Modo de preparo:
Misture a manteiga com a farinha e o sal/açúcar até ficar parecendo queijo ralado. Pronto? Agora vá colocando água aos poucos, não precisa muito, vá sovando a massa até ela parar de grudar na mão. E só.


Vale lembrar que você pode fazer meia receita se quiser fazer uma torta menor, é só manter a proporção.


E essas são algumas das coisas que se você souber e aplicar vão fazer com que você não só se vire na cozinha mas tenha prazer em fazer, comer e de quebra você impressiona as garotinhas.

4 comentários:

Ana Pimentel disse...

Nossa essa dica de colocar o ovo e farinha em qualquer comida e fritar preciso experimentar. Só sei que bolinho de arroz de ontem é uma iguaria.

Preciso só saber o que mais combina com essa dica. Gente, será ela tão universal assim???

Anônimo disse...

ana, eu já fiz bolinho de sopa.
encerro o caso aqui.
amanda

Marizé disse...

Esse texto é tudo verdade.

Gostei muito.

Beijocas

Fábio Shiraga disse...

poatz, revelou o segredo do meu tempurá, amanda!
eu acho que não vou prá londres tão cedo, então tô torcendo prá você voltar logo e me convidar prá um jantar onde quer que esteja.

beijão.