domingo, 18 de novembro de 2007

Tagliarini à vagabundesca!

Mi amado comprou numa padoca no bairro do Cambuí em Campinas uma massa artesanal muito linda e que merecia algo diferente do tradicional molho branco/vermelho que sempre faço.

Me veio à memória o sensacional penne à putanesca do estupendo Ninny (restaurante italiano em Brasilia, na 309 Norte). Resolvi arriscar usando a memória afetiva.. por isso o nome adaptado, pois não sei a original e fiquei com MUITA preguiça de procurar...



Na frigideira funda coloquei bastante azeite, alho fatiado e cebola picada. Deixei fritar sem dourar. adicionei as alcaparras (lavadas), azeitonas pretas em rodela, uma pimenta dedo de moça sem semente picada e o aliche em conserva. Deixei lá apurando por uns bons 5 minutos em fogo mto baixo. Então adicionei 3 tomates previamente ferventados e sem a pele picados grosseiramente e um punhado de folhas de manjericão fresco + um tiquinho de sal. Deixei apurando por mais 10 minutos.
Quando fui adicionar o molho à massa, vi que exagerei (como sempre) na quantidade de talharini, então fiz um molho express a mais com um pouco mais de aliche (deixei fritar no azeite) e 3 tomates pelados de lata e um pouco do suco.


Tracklist-express: Rolling Stones beibi!

10 comentários:

Eli disse...

Esta ultima foto está um pecado!! Delícia!! :)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Pimentel disse...

ai que deliciaaaaaa!
e que coincidência! estou preparando um fetuccine aqui em casa a molho quatro queijos! fica pra próxima!
Eu AMO massa caseira aaaaa

O manjericão é o segredo sagrado. Sempre.

Elaine J. disse...

nao se acanhe ana! acho que nossos leitores já perceberam nossa predileção pelas massas! hahahaha

esqueci do tracklist desta vez! hihihihi

bjocas

Cau Ciardi disse...

nós ADORAMOS massas! e doces! (to com um pavê de brigadeiro pra postar, diliça! só falta o tempo!)

e agora com onatal se aproximando... vou fazer um bolo de natal! XD

to com saudade de vocês!

Ana Pimentel disse...

Ahhh eu quero pavê de brigadeiro!!!!! Já!

Marizé disse...

Massa fresca é das coisas que mais me dá prazer de preparar, costumo dizer que regresso à infancia como se estivesse a brincar com plasticina.
Para os molhos, confesso que ás vezes me falta imaginação / inspiração.
Este está com tudo para ser uma delicia, e a foto essa convida a uma garfada.

Beijocas

Marizé disse...

Voltei!!!

Para dizer que o nome da receita está o máximo!!!

Natural Naturalmente disse...

Realmente as fotos estão lindas, mas o modelo tem um grande merito, o massa e o molho estão com um aspecto divinal.
Natural Naturalmente - Márcia
http://medicinasnaturais.blogspot.com/
http://comernaturalmente.blogspot.com/

Flor de Sal disse...

Acabei de chegar à sua cozinha e estou a gostar muito. Vou "xeretar" mais um bocadinho e com toda a certeza vou voltar mais vezes!