quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O bolo de Vodka! (para Jups)

Tudo começou no comecinho do mês com os preparativos do aniversário da Jups e show da Condessa Safira no Lady Hell. Pensei cá com os meus botões, seria TUDO chegar na festa com um bolo... um bolo... UM BOLO DE VODKA! Simplesmente porque a queridona Jups tem como drink predileto uma boa dose de Vodka.
Então começou a pesquisa, internet, livros, chefs-professores e amigos gastrônomos. TODAS as receitas encontradas eram de caldas, ou recheios que levavam a bebida na composição. Eu queria mais! Queria um bolo que realmelnte tivesse vodka na massa! Que vodka assasse junto! E quem procura, ACHA!

Confesso que fiquei completamente intrigada, porque REALMENTE vodka pura não tem gosto. Mas calma, se a Dona Julia Jups gosta tanto assim do "sabor" é porqe ALGUM sabor tem! Então decidi arriscar. Ruim não ficaria, com um recheio de mousse de limão "batizado". Simplesmente impossível.

Fiz o bolo, aparei para ficar bem redondo e lisinho. Experimentei uma das aparas e TADAAAAAA! ZERO gosto de vodka. Totalmente previsível... mas a textura ficou diferente, e o sabor do bolo... não sei se foi a vodka. Mas não era um simples bolo branco.

Enfim. Montei o bolo com recheio, chantilly, e lá estava um bolo branco... bo-ring. aí meu lado criança começou a pensar. ANILINA ROOOOOSA! ok. O bolo ficou parecendo vítima de tiroteio.. mas ficou legal! e tava bom! A Jups gostou pelo menos, isso é mais importante! Fotos da festa assim que alguém me mandar... ¬¬

Bolo We ♥Julia! (que estava derretendo e por isso foi pra gladeira.
Perceba que ele ESTÁ desmontando... pfff... hahaha!)

FINALLY a receita!
MASSA
8 ovos inteiros
2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de manteiga sem sal
1 xícara de leite (temperatura ambiente)
1/2 xícara de vodka
5 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal juntos - reserve.
Junte a manteiga no leite, aqueça até dissolver a manteiga, deixe esfriar - reserve.
Coloque na batedeira os ovos e o açúcar, bata em velocidade máxima até ficar uma mistura clara e fofa, diminua a velocidade(mínimo) e agregue alternadamente o leite (+/- 3 colheres),a farinha (+/- 4 colheres por vez) e a vodka (1 colher), a farinha, o leite,a farinha, a vodka e assim por diante até terminar a farinha. Assar em assadeira untada e enfarinhada. Forno pré-aquecido 180° por aproximadamente 40 minutos. Desenforme ainda quente.

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/2 xícara de leite integral
suco de limão
1 dose de vodka (eu coloquei bem mais... mas e daí?)

bata tudo no liquidificador!

aí é só montar... bolo + recheio + bolo + chantilly!

trilha? fácil!
O inferno de nós 2 (hit) - Condessa Safira http://www.myspace.com/condessasafira

6 comentários:

amanda vox disse...

acho que se no final das contas o bolo de vodka não tem gosto nehum de vodka seria melhor fazer um bolo normal e TOMAR a xícara (!) de vodka que vai nele. provavelmente seria mais divertido, não? mas o seu foi muito válido, pois foi uma homenagem à sua amiga. muito legal da sua parte.

Ana Pimentel disse...

FINALMENTEEEEEEEEE!!!!


Po! Curti a receita, Cau. Depende da bebida mesmo. Com exceção dos licores, geralmente as bebidas básicas não deixam gosto na cara, mas deixam rastros, ajudam a realçar sabores de outros ingredientes. Por exemplo, mousse de chocolate ao rum, que tem gosto forte pra cacete: Não sinto gosto de rum, mas dá a impressão de que o chocolate é que fica mais forte.
Já a torta que você faz com Bailey's fica com gosto de Baileys (e até deixa meio tonto hahahaha ou sou eu que sou sensível?)

Bjins

Anônimo disse...

Esse bolo estava uma delícia :D
Nhaaaaaaaaam!

*Maripê*

JúliaJups disse...

O bolo tava MUITO MUITO MUITO bom e eu sonhei com ele essa noite (juro.)!
Brigada! Quero mais! Hohohoho.. ;)

Eli disse...

Menina que diferente!?! Eu nunca tinha visto, adorei!! :)

Marizé disse...

A receita é muito original e interessante, mas o que eu gostei mesmo muito foi dessa sua persistência de agradar a uma amiga, e principalmente a forma como você nos conta tudo.

Beijocas