terça-feira, 28 de agosto de 2007

Bacalhoada Shoegazer da Laine



Err.. Shoegazer pq essa bacalhoada virou um quase-escondidinho-meio-tímido sem querer... porque cozinhei DEMAIS as batatas e acabei usando na receita. :P


Ingredientes:

  • 2 postas de bacalhau (ou mais, ou menos)
  • 1 cebola média
  • 1 pimentão vermelho pequeno
  • 4 a 5 batatas grandes
  • cebolinha
  • azeitonas pretas
  • 1 dente de alho
  • 1 litro de leite
  • 1 ovo cozido
  • 1/2 xic chá de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de manteiga/margarina
  • Pimenta do reino branca moída na hora

Modo de preparo: Começe cedo, de véspera. Lave bem o bacalhau e deixe de molho em água por 24 horas. Troque de água 3 vezes durante o dia. Antes de vc ir dormir, jogue a água fora e deixe de molho no leite.

Cozinhe 2 batatas por 20 minutos na panela de pressão (este será o seu purê). Em outra panela cozinhe o restante das batatas até que esteja ligeiramente macia (ela vai ao forno e vai terminar de cozinhar lá).

Retire o bacalhau do leite (reserve), e dê uma lavadinha. Coloque em uma panela com água fria e apague o fogo quando começar a ferver. Retire os espinhos tentando manter a posta o mais intacta possível (nao desfie que perde a graça!!!!!)

Faça o purê: amasse a batata cozida na pressão junte com 3 colheres de sopa de leite (do bacalhau), 1 colher de sopa de manteiga. Mexa até que fique com consistencia homogênea e começe a borbulhar. Acerte o sal se necessário - o leite já tem um pouco de sal (!)

Finalizando (sim, já tá acabando!): Fatie o pimentão, as cebolas, o dente de alho (bem fininho) e as batatas que foram semi-cozidas.Em uma forma untada com azeite, espalhe as batatas, as cebolas, o pimentão e o ovo cozido fatiado. Por cima disso tudo, deite o bacalhau e as lasquinhas que se desprenderam (desperdício não né?). Espalhe o alho picado, a cebolinha picada e as azeitonas. Salpique a pimenta do reino e acerte o sal (!). Derrame sem medo o azeite. Espalhe então o purê de batata por cima, dando uma alisada pra cobrir toda a superfície (essa camada deve ficar bem fina, afinal não é um escondidinho). Finalize polvilhando parmesão ralado.

Coloque no forno médio pre-aquecido por 30 minutos ou até que fique bem douradinho.

(!) Use o sal com muito cuidado. Se o seu bacalhau não tiver sido suficientemente dessalgado, vai ficar que nem o mar morto.

Para ouvir, o top 5 hits-shoegazers da casa:

  • Teenage Fanclub - Everything flows
  • Yo La Tengo - Tom Courtenay
  • My Bloody Valentine - Only Shallow
  • Jesus & Mary Chain - Just Like Honey
  • Ride - Vapour Trail

Rendimento: 4 pessoas?



domingo, 26 de agosto de 2007

Aaaaah Lorraine...

Apresento-lhes a Quiche Lorraine. Receitinha clássica francesa. Encontrada em todo e qualquer mercadinho parisiense congelada em porção individual para microondas, e mesmo assim eu achei uma delícia! Por isso resolvi me aventurar e fazer, já aqui em terras tupiniquins, a minha versão dessa entradinha, que virou prato principal e salvou minha vida muitos dias em Paris [uuuuh Parrí]!

A da foto (e da receita) é a clássica Lorraine, mas o legal de quiches é que você pode fazer o seu recheio. Já testadas e aprovadas:

Ricota e espinafre - aprovada pela vovó
Alho poró no azeite- preferida da mamãe
Parmesão e salame caseiro - aprovada por rockeiros queridos
Restos de queijos que estavam na geladeira - amei!

Primeiro a massa. Separe um refratário baixo, daqueles de fazer torta mesmo, assim você economiza louça. Coloque um copo de farinha de trigo (copo de requeijão mesmo é 250ml, não sei quanto dá em gramas), 3 colheres de água fria, 3 colheres de manteiga temperatura ambiente, pitadinha de sal e amassa tudo com as mãos mesmo! Aí é só abrir no refratário, fazer furinhos com grafo e por pra pré assar a massa enquanto você faz o recheio.

O recheio é facinho. 4 ovos batidos; meia caxinha de creme de leite, bate junto com os ovos; coloca o queijo ralado grosso (nesse dia da foto eu usei cascas de ementhal e gruyere), e o bacon cortado em bastonetes. Mistura tudo e põe na massa que já está pré assada! Se quiser coloca sal, mas não precisa. Polvilhe noz moscada que fica irado! Tudo pro forno até a quiche esteja estufada e dourada! Aí é só servir!

Ouvindo:
Julliete and the Licks - http://www.myspace.com/julietteandthelicks
Odicet II - http://www.myspace.com/odicet
Beastie Boys The mix up - http://www.myspace.com/beastieboys

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Semi-Diet é o canal

Resolvi entrar em semi-dieta. Na verdade é uma espécie de programa aleatório de reeducação alimentar. Sem radicalismos, tô botando a ponta do pé na água fria hehe

Sempre fui anti-vegetariana: nunca comi nada que fosse verde. Mas já não sou nenhuma menininha quase cheia de saúde e estou começando a ficar doente fulltime, meu estômago e meu fígado (que fígado?) suplicam por clemência, meus pneus estão se multiplicando e o que eu mais temia está acontecendo: minha pele está começando a tomar uma certa coloração VERDE!

Meus dias de junk food na veia acabaram. Tive que me convencer de que existe vida além da salada apática. Me dei conta disso outro dia, quando jantava num restaurante em São Paulo com os meus pais. Tinha um buffet de saladas tão bacana que era capaz de atrair até uma anti-vegetariana radical, como eu. O segredo? Criatividade!

Enchi meu prato de tomate grelhado com manjericão e azeite, mussarela de búfala... Não vou dizer que são as coisas mais saudáveis do mundo, mas já é um começo. Aliás uma boa receita pra se copiar:

- Corte um tomate ao meio, ponha a face sangrenta das metades no grill por uns minutos, mas não deixe queimar.
- Besunte de azeite e coloque uma folhinha simpática de manjericão para dar um gostim.
- Mussarela de Búfala em nozinho pra acompanhar e é isso aí: pode mandar bala.

Comi essa delícia acompanhada de um bom filézão grelhado e pasmem: AGRIÃO. Impressionante, matinho com sabor e nem é tempero. Tô inventando a roda!
Confesso que deixei a batata frita sobrando no prato. Isso é muito sério. Estou me surpreendendo comigo mesma.

Ok, deslumbres à parte, vamos ao que interessa.

Para dar continuidade a essa nova onda semi-diet resolvi fazer uma lasanha de ricota com manjericão com molho ao sugo. Tá, ainda é massa, ainda é engordativo, mas é bem menos que uma boa lasanha à bolonhesa de queijo e presunto com parmesão gratinado. Ricota, queijo branco e afins...nunca fui chegada (claro, é saudável, tô fora), mas de fato o segredo é misturar com outras coisas que têm gosto, no caso, o manjericão. Delícia. Essa Lasanha é minha forma de tentar substituir a irresistível a pizza Margherita (que eu peço toda semana e, assumo, devoro uma inteira sozinha sem fazer cerimônia. Meus hábitos alimentares são muito condenáveis).

Receita express, pra você comer no dia-a-dia, num momento em que comer a coisa mais deliciosa e engordativa do mundo não é sua prioridade (deixe isso para os fins de semana, eu resolvi que agora vai ser assim pra mim). É extremamente rápida e prática de se fazer. Nível "for dummies", como sempre são minhas receitas.


Lasanha de Ricota

Ingredientes


  • Um pacote de massa para lasanha Petybon;

  • Um pacote de queijo branco pequeno inteiro;

  • Uma lata de molho de tomate tradicional (recomendo o Salsaretti);

  • Manjericão;

  • Sal a gosto (Mas capricha! Lembre-se de que queijo saudável é igual a queijo sem gosto);
O molho
Coloque o molho de tomate em uma panela e acrescente mais uma medida de água usando a mesma lata. O molho tem que ficar aguado mesmo pra amolecer a massa. Depois ele vai ao forno e toma consistência.
Segredinho: quando for usar molho de lata, coloque uma pitadinha de açúcar para quebrar a acidez. Deixe ferver bem (para tirar o gosto de lata hahaha).

O recheio
Enquanto o molho ferve, amasse seu queijo com um garfo.
Pique umas folhinhas de manjericão e misture com o queijo. Capricha no sal. Vai fundo.

Montage
Molho fervido, jogue um pouco em um refratário e adicione a primeira camada de massa de lasanha. Vá alternando: camada de massa, camada de molho, camada de recheio, camada de massa, camada de molho, camada de recheio...sendo que a última camada deverá ser de molho, para banhar bem toda a lasanha.

Não precisa usar toda a massa do pacote. Arranha-céus de lasanha não costumam ser muito práticos na hora de se comer, especialmente se você for uma pessoa desengonçada como eu.
Se não resistir, jogue um parmesãozinho por cima para gratinar, nhammm!

Assando esta belezinha
Agora você tem duas opções:
A massa Petybon pode ir ao microondas sem encanações porque ela fica mole rápido. Você pode colocar o refratário no forno de microondas por 5 minutos e voilá. Sua lasanha expressa está pronta. É nessas horas que eu fico feliz de viver no mundo futurista hehehe

Se você for old school e preferir fazer no forno, é só deixar o forno pré-aquecendo enquanto você monta a lasanha e voilá também: 15 minutos bastam. No caso do forno, cubra o refratário com papel alumínio. (Você, Dummie que está animado com esta receita tão besta, não ouse usar papel alumínio no microondas, ou as consequências serão fatais! HOHOHOHO!)

dº.ºb
Para completar e embalar minha nova onda modernete-que-tem-uma-alimentação-semi-saudável, música de modernete-que-tem-uma-alimentação-semi-saudável.
Ouçam esse cara: Calvin Harris.
Assim como nunca gostei de ricota ou de vegetais e coisas saudáveis, também nunca gostei de Electro. Esse cara é o meu tomate com manjericão, mussarela de bufala, bife e agrião: ele me fez mudar de idéia e deixar a batatinha no prato. Diversão garantida ou seu dinheiro de volta (ouve lá no myspace que é de graça haha).

Você pode encontrar o som do indivíduo em www.myspace.com/calvinharristv . Comprove. Legal bragarai.
Recomendo "Wild Scenes", "Acceptable in the 80's", "Merrymaking at My Place", "Animals on Drugs" (videozinho, tem no You Tube)... ah vai lá ouvir logo!


Como não tem foto do meu rango semi-saudável, publico então uma imagem minha simpsonizada!


Ana ainda precisa ir ao Cinema ver Simpsons The Movie

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Paiêêêêêêêêêêêêêê, acabou o gás!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estamos há alguns dias sem postagem não pq acabou o gás!
Na verdade estou com 3 receitas super inspiradas pra postar: um doce de banana ridículo de fácil, uma bacalhoada master que até eu pude fazer e uma torta de polenguinho que vai virar mania nacional (receita da sogrinha).
Ainda não tive tempo de descarregar as fotos. Assim que fizer, posto tudo de uma vez. Vai valer a pena, acredite.

Enquanto espera, ouça: Superchunk - Detroit Has A Skyline (pq hoje estou nostágilca)

Mantenha o contato.

Cambio.

Desligo.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Simpsionize-se

Tive que dar um tempo na cozinha por enquanto mas, pra compensar, um post extremamente necessário no momento!

Sou uma devota fã dos Simpsons e, muito ansiosa com a TARDIA estréia do filme por aqui, resolvi me caracterizar a contento (não, não estou falando de colsplay)... Tem um site chamado Simpsonizeme.com onde você manda uma foto sua (de rosto ou de corpo inteiro) e num passo-a-passo lindo transforma-se em um personagem dos Simpsons! :)

Essa foto aí embaixo sou eu na cozinha da Marge.

Divirtam-se!