sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Receitas de Dietas Infalíveis

- Dieta de Modelo antes do desfile: Comer rúcula e chupar gelo.

- Dieta de Top Model: Champanhe e Cigarro. Comida não.

- Dieta Natureba: Viver de água e luz do sol. (mas lembre-se: a água está escassa no mundo e o sol causa câncer de pele, então "alimente-se" com moderação)

- Dieta de Dor-de-barriga: Maçã, Cream Cracker e Chá.

- Dieta da Moda: As milagrosas! Tem a das sopas, da USP, a de South Beach, do chá verde, dos carboidratos...

- Dieta Médica: Aquela que no próprio consultorio você já sabe que nunca vai conseguir seguir.

- Dieta de Revista: Mil refeições light super criativas, que você só terá tempo de saborear se tiver uma equipe de cozinheiros em casa, ou se passar o dia cozinhando: um café da manhã completíssimo para mesa posta, um banquete de baixa caloria no almoço com direito a sobremesa, um lanche complexo, jantar e ceia. Lavar a louça do dia já deve queimar 15614686 calorias.

-Dieta do Metabolismo: Fique à vontade! Mas não coma nada depois das 17h. Fácil, né? Agora experimente chegar em casa faminto depois de um dia louco de trabalho, disposto a devorar um leão...

- Dieta de Preguiçoso: Miojo e água.

- Dieta da Bulimia - Todas as nossas deliciosas receitas engordativas de uma vez. Após a refeição, insira seu dedo direto goela adentro e sinta-se mais leve.
- Dieta de Estressado: Barra de Cereal e Refrigerante Zero. Depois quando chegar em casa devore uma pizza inteira sozinho e morra de remorso. Será que remorso emagrece?

- Dieta de desistente: É só chutar o balde! Um pote de sorvete inteiro, caixas de bombom e salgadinhos. Depois de uma visita gorda ao McDonalds, ou quem sabe aquela deliciosa lasanha caseira...

Dificuldades técnicas

Daí que meu querido computador foi pro saco. E enquanto ele não volta do mundo dos mortos, as receitas alí contidas não podem ser liberadas.

Enquanto isso, minha cozinha experimental não pára. E uma nova e inacreditável receita está a caminho! E foi pesquisando pra está receita que eu encontrei essas fotos incríveis...




STAY TUNED!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ensaio à Italiana

Hoje a receita é longa, mas está bem ilustrada, as fotos (lindas da Laine) são todas "clickáveis". Enjoy!

Lasagna para a Drosophila

Certo dia rolou um Ensaio at Laine's e como eu não toco nenhum instrumento, não canto, nem escrevo, mas dou muito pitaco resolvi contribuir preparando os estômagos desses músicos queridos fazendo essa lasagna de presunto de peru e queijos! O resultado está aqui para vocês com fotos lindíssimas da Laine!

A massa:
Quantas pessoas são? Essa é a receita para 2 pessoas: 1 ovo + 1 colher de sopa de azeite + sal + 100g de farinha (pode ser tudo de trigo, ou 50g de trigo 50g de semola (Renata(R) facinho de achar no supermercado). Não lembro exatamente, mas acho que fizemos 3 receitas e ainda sobrou! Rende mesmo!

Em um bowl coloque as farinhas misturadas, sal e monte um vulcão! No centro coloque os ovos e o azeite. Misture tudo com a ponta dos dedos (faz a diferença a massa fica mais leve) depois com a palma das mãos até ficar homogênea. Sempre polvilhando com farinha para ela não ficar úmida demais. Espere descançar uns 40 minutos. Enquanto isso...

Os molhos:
Molho de tomate básico: (esse foi a Laine que fez, então se eu não lembrar tudo sorry)
Refogue alho moído em azeite e sal depois coloque 2 latas de tomates pelados picados grosseiramente, e folhas de manjericão fresco. Deixe cozinhando uns 10 minutos. Se estiver ácido pode corrigir com açúcar. Não deixe ficar muito liquído! Reserve.

Molho branco básico:
Refogue meia cebola picadinha em 2 colheres de sopa de manteiga. Aí coloque 2 colheres de sopa de farinha de trigo e espere até que a mistura fique um pouco esbranquiçada com bolhas. Agora é o truque! Mexendo sempre vá colocando o leite e testando o ponto do molho, não pode ficar grosso de líquido demais. Quando estiver ok coloque noz moscada, pimenta e sal. Reserve.

De volta à massa: (SEMPRE em superfície enfarinhada...)
Divida a massa em partes e passe umas 3, 4 vezes na maquininha de abrir macarrão no #1, dobrando para homogeneizar ainda mais a massa. Quando estiver lisinha, pode começar a passar nos número maiores (espessuras menores). Até chegar na espessura desejada. Se não me falha a memória usamos o #7.
Vá abrindo a massa, enfarinhando quando estiver úmida e cortando em retângulos de uns 15cm (use a largura da propria massa aberta) . E coloque para descançar.
Se você tiver espaço, coloque-os em um varal de massa. não tem varal? Não tem problema! Você pode sobrepor as massas colocando sempre farinha entre elas. E esperar uns 20 minutos cozinhar.

O recheio:
Presunto de peru em fatias. Queijo prato (pode ser o light). Queijo parmesão ralado. E catupiry!!!! - Aos queridíssimos leitores que estão na gringa. GENTE CATUPIRY É BOM DEMAIS! Não é cream cheese, mas é parecido, não é mascarpone, não é requeijão, é simpelsmente CATUPIRY(R). Pode ser que tenha em lojas de produtos brasileiros.

De novo a massa:
Em um caldeirão de água fervente com sal cozinhe os retângulos de massa até ficarem al dente!

MONTAGEM! (demorô!)
- molho branco
- massa
- queijo
-presunto
- molho vermelho
- massa

Repita essa ordem até quase acabar a altura do refratário. Aí finalize com o molho vermelho, o catupiry e o parmesão. DELÍCIA! Agora, pro forno! Temperatura em torno de uns 180º, 200º até que a superfície fique douradinha.

Sirva com estas deliciosas sobrecoxas maridanas da Laine (que ela vai postar a receita em breve).

Enquanto fazíamos a receita não lembro o que ouvíamos, talvez os meninos jogando video game. Mas uma coisa é certa, esse dia rolou música nova! ...Eu não me ligo... em jovem guarda...


Então vamos ouvir Drosophila

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Chinese Rocks

Mais uma receita para seus dias de correria! Esta é 100% inspirada no som dos Ramones: rápida e rasteira. E o que é melhor: reciclando aquele arroz de ontem! Existe algo mais punk rock que isso? hehe

É, hoje eu estou num clima punk rock. Deve ser influência da munhequeira (é uma tala) que estou usando por causa de um pulso aberto. Quem disse que quem é sedentário está livre de sofrer lesões? Essa minha lesão é graças às 14 horas em que fico plantada diariamente em frente ao computador trabalhando. Tô parecendo o Supla, papito!

Tô malhando também. Nós, abóboras estamos aderindo aos poucos à vida (quase) saudável. Por isso acho que está rolando uma onda oriental por aqui: depois de tanta glutonaria italiana, estamos nos redimindo. E para dar continuidade ao Festival "Ana e o Semi-diet", já vou revelando que o trunfo culinário de hoje é um arroz quase chinês com frango quase xadrez!

ONE, TWO, THREE, FOUR!!!

Combo Chinese Rocks - Almoço Express

Arroz Chinese Rocks


  • 1 colher de chá cheia de manteiga
  • 1 Ovo
  • Sal a gosto
  • Uma porção de arroz branco de ontem
  • Cebolinha picada a gosto
  • Água morna
- Derreta a manteiga e faça um ovo mexido (não se esqueça de salgar), até ficar soltinho e sequinho. Misture a cebolinha picada e mande bala no arroz.

- A grande dica para seu arroz de ontem ficar gostoso é acrescentar um pouco de água morna e deixar ele dando uma revitalizada no vapor.

- Se preferir, faça o ovo mexido à parte em uma frigideira e depois misture com o arroz em outra panela.

- O Arroz Chinese Rocks também pode ser preparado em versão "turbinada" com presunto picadinho. Mas aí o Semi-Diet já era. Nham!

Em um minuto e meio, bem à moda Ramônica, você tem seu Arroz Chinese Rocks pronto para acompanhar seu...

...Frango Chinese Rocks!

  • Peito de frango cortado em cubos
  • Molho Shoyu
  • Sal (ou tempero à base de sal)
  • 1 cebola cortada bem fino
  • 1 dente de alho
  • 1 tomate sem pele
  • 1 colher de café de açúcar
  • 3 colheres de sopa de Óleo
  • Cebolinha picada a gosto
Em uma travessa, reserve o frango temperado com molho Shoyu e um tequinho de nada de sal. (Dica extraordinária da Cau: coloque um dedinho de Maizena no frango marinado com Shoyu).
Dê uma aquecida no açúcar com o óleo e acrescente o frango. Deixe dar uma cozinhada. Junte a cebola e o alho e espere dourar. Assim que dourar, mande o tomate picado para dentro. Caso comece a grudar demais no fundo, jogue um pouquinho de água morna, o suficiente para desgrudar. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha.

Chopsticks (= Hashis) a postos e bom apetite!


Gente, não tem foto hoje, infelizmente. Aceito doações de câmeras digitais hahaha

dº.ºb
Hoje nem preciso citar a trilha sonora! ONE, TWO, THREE, FOUR!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

going Thai!


Sempre quando chega o final de semana eu pergunto pro Rods o que ele gostaria de comer. Ao invés de ser objetivo ele me pediu algo diferente! "Surpreeda-me!" ok! Vamos lá.

Frango enroladinho Thai da Cau

Corte o peito de frango em filés fininhos e deixe marinando em Shoyu + cebolinha picada + gengibre picado fininho + alho moído + óleo de gergelim + MAIZENA. Pode deixar por uns 10 minutos, ou tempo de fazer o recheio!

O recheio é simples, corte em tirinhas fininhas de mais ou menos 4 a 5 cm de comprimento cenoura, alho poró, cebolinha picada e mais gengibre,. Separe o shimeji deixando só os cogumelos. NÃO LAVE COGUMELOS! "ah mas vem terra!" Passa um pano, escovinha, o que for. mas se lavar você tira 50% do sabor deles.

Agora é montar... pegue um filé coloque um pouco de cada coisa do recheio enrole e feche com palitinhos! Unte uma forma com manteiga coloque os rolinhos e por cima coloque toda marinada e se sobrar o recheio restante. Papel alúmínio por cima e FORNO! É rápido... 20 minutinhos!

A foto não está das melhores, não é o prato mais bonito no universo... mas ficou bom.

  1. George Michael - the Best of (For the feet) - O CD inteiro mesmo, porque é uma delícia cozinhar dançando! E Freedom 90 é um hit eterno!

Lasanha de abobrinha do fim do mundo

Já que a moda é fazer bizarrices com a lasanha, segue minha versão improvisada e über light dela. Fiz no microondas (mais uma bizarrice) pois onde estou no momento - fim do mundo - não existe nem fogão, forno, quiçá liquidificador e, como pode perceber pela foto, nem câmera (usei a webcam)!

Molho:

  • 2 tomates BEM maduros
  • Azeite

  • Alho picado

  • Sal a gosto

  • Cebola fatiada fininha (opcional)

  • Orégano (opcional)

Faça uma cruz nos tomates e coloque pra ferver com água. Tire a pele e a partezinha verde. Amasse-os com um garfo (ficou pedaçudo, se vc não gostar, esmiuçe-o no liquidificador). Em um refratário unte com azeite e um pouquinho de alho picado. Despeje o tomate amassado e a cebola (dizem a cebola ajuda a tirar a acidez qdo não se pode colocar açúcar - meu caso). Leve ao microondas por 12 minutos na potência média. Mexa a cada 2 minutos. Coloque um pouquinho de água (tipo 2 colheres de sopa), mexa e deixe por mais 5 minutos na potência alta.


Montagem:

  • Abobrinha italiana fatiada

  • Mussarella de Búfala (usei bolinha)
  • Presunto de Peru
Em outro refratário, alterne as camadas: molho, abobrinha, molho, presunto, queijo e repita até que acabe tudo (termine com queijo e molho).


Leve ao microondas por 10 minutos em potência média e, depois disso, por mais 10 minutos com ele desligado. Dê uma chance ao espectro natureba que existe dentro de você e tente fazer. É bico e fica uma diliça!


Tracklist: Top5 "músicas pra se matar na esteira"
  • BidêouBalde - Microondas (em homenagem à minha falta de forno convencional)
  • Bonde do Role - Solta o frango
  • Invasores - Respirar de novo
  • CSS - Superafim
  • Autoramas - Você sabe

Rendimento: 2 pessoas em dieta fascista ou 5/4 de pessoa normal =)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Ao vencedor, as Batatas!


Sempre gostei muito de Machado de Assis. Quando nos "obrigavam" a ler seus livros na escola eu achava um alívio. Por exemplo, eu sempre odiei José de Alencar! E, infelizmente, parecia ser o preferido das minhas professoras.. e dá-lhe O Guarani, Iracema, Lucíola e todas aquelas obras chatérrimas que pra mim era o tédio materializado.

Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas são dois livros que estão no meu ranking de "100 histórias mais legais". Destorça o nariz e esqueça-se da professora ranzinza da 6a série: mergulhe em uma obra de Machado de Assis e seja feliz. Ao vencedor, as batatas!


Falando em batatas, essas eu fiz a muito tempo, resolvi postar pra não deixar isso às moscas. E também porque hoje eu daria 1 dedinho pra poder comer uma batatinha dessas... dieta maldita!! Temos uma receita muito "massa" (com o perdão do trocadilho) de lasanha (estreiando a maquininha de massas da Cau!). Estou com as fotos, e ela, com a receita! Vamos juntar isso logo, logo!


Batatas Coradas com Azeite e Alecrim

  • Mini batatas (batatas-bolinha)
  • Azeite extra-virgem
  • Ramos frescos de Alecrim
  • 1 dente de alho
  • Sal


Lave e seque as batatas. Esfregue o dente de alho na superfície de uma assadeira e unte com azeite. Coloque as batatas na assadeira e derrame azeite por cima. Macere o sal com o alecrim e esfregue nas batatas. Jogue algumas folhinhas de alecrim por cima. Deixe no forno até dourar bem (de vez em quando dê uma misturada pra não dourar de um lado só e pra pegar o gostinho leve do alho). Não tem erro =)


Tracklist - Top5 "Musicas para assar batatas"!

  • Buzzcocks - I look alone
  • David Bowie - Ziggy Stardust
  • Beatles - Glass Onion
  • Big Star - In the street
  • Small Faces - That man