quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ensaio à Italiana

Hoje a receita é longa, mas está bem ilustrada, as fotos (lindas da Laine) são todas "clickáveis". Enjoy!

Lasagna para a Drosophila

Certo dia rolou um Ensaio at Laine's e como eu não toco nenhum instrumento, não canto, nem escrevo, mas dou muito pitaco resolvi contribuir preparando os estômagos desses músicos queridos fazendo essa lasagna de presunto de peru e queijos! O resultado está aqui para vocês com fotos lindíssimas da Laine!

A massa:
Quantas pessoas são? Essa é a receita para 2 pessoas: 1 ovo + 1 colher de sopa de azeite + sal + 100g de farinha (pode ser tudo de trigo, ou 50g de trigo 50g de semola (Renata(R) facinho de achar no supermercado). Não lembro exatamente, mas acho que fizemos 3 receitas e ainda sobrou! Rende mesmo!

Em um bowl coloque as farinhas misturadas, sal e monte um vulcão! No centro coloque os ovos e o azeite. Misture tudo com a ponta dos dedos (faz a diferença a massa fica mais leve) depois com a palma das mãos até ficar homogênea. Sempre polvilhando com farinha para ela não ficar úmida demais. Espere descançar uns 40 minutos. Enquanto isso...

Os molhos:
Molho de tomate básico: (esse foi a Laine que fez, então se eu não lembrar tudo sorry)
Refogue alho moído em azeite e sal depois coloque 2 latas de tomates pelados picados grosseiramente, e folhas de manjericão fresco. Deixe cozinhando uns 10 minutos. Se estiver ácido pode corrigir com açúcar. Não deixe ficar muito liquído! Reserve.

Molho branco básico:
Refogue meia cebola picadinha em 2 colheres de sopa de manteiga. Aí coloque 2 colheres de sopa de farinha de trigo e espere até que a mistura fique um pouco esbranquiçada com bolhas. Agora é o truque! Mexendo sempre vá colocando o leite e testando o ponto do molho, não pode ficar grosso de líquido demais. Quando estiver ok coloque noz moscada, pimenta e sal. Reserve.

De volta à massa: (SEMPRE em superfície enfarinhada...)
Divida a massa em partes e passe umas 3, 4 vezes na maquininha de abrir macarrão no #1, dobrando para homogeneizar ainda mais a massa. Quando estiver lisinha, pode começar a passar nos número maiores (espessuras menores). Até chegar na espessura desejada. Se não me falha a memória usamos o #7.
Vá abrindo a massa, enfarinhando quando estiver úmida e cortando em retângulos de uns 15cm (use a largura da propria massa aberta) . E coloque para descançar.
Se você tiver espaço, coloque-os em um varal de massa. não tem varal? Não tem problema! Você pode sobrepor as massas colocando sempre farinha entre elas. E esperar uns 20 minutos cozinhar.

O recheio:
Presunto de peru em fatias. Queijo prato (pode ser o light). Queijo parmesão ralado. E catupiry!!!! - Aos queridíssimos leitores que estão na gringa. GENTE CATUPIRY É BOM DEMAIS! Não é cream cheese, mas é parecido, não é mascarpone, não é requeijão, é simpelsmente CATUPIRY(R). Pode ser que tenha em lojas de produtos brasileiros.

De novo a massa:
Em um caldeirão de água fervente com sal cozinhe os retângulos de massa até ficarem al dente!

MONTAGEM! (demorô!)
- molho branco
- massa
- queijo
-presunto
- molho vermelho
- massa

Repita essa ordem até quase acabar a altura do refratário. Aí finalize com o molho vermelho, o catupiry e o parmesão. DELÍCIA! Agora, pro forno! Temperatura em torno de uns 180º, 200º até que a superfície fique douradinha.

Sirva com estas deliciosas sobrecoxas maridanas da Laine (que ela vai postar a receita em breve).

Enquanto fazíamos a receita não lembro o que ouvíamos, talvez os meninos jogando video game. Mas uma coisa é certa, esse dia rolou música nova! ...Eu não me ligo... em jovem guarda...


Então vamos ouvir Drosophila

10 comentários:

Ana Pimentel disse...

Ouso afirmar que foi a lasanha mais perfeita que eu já comi na vida. Ganhou disparado de qualquer cantina!
Mistura perfeita de sabores, aroma, massa super suave, derrete na boca, meu, simplesmente ARRASOU!

Pena que os dias de glutonaria italiana se acabaram. No p´roximo ensaio estavam combinando frango grelhado com ceasar salad uahuahua

Vai deixar saudades essa lasanha haha

Elaine J. disse...

\o/

nunca me esquecerei deste dia!!

lasanha perfeita, amigos perfeitos e musica perfeita!

Fábio Martins disse...

E quando vocês vão me chamar para experimentar essas coisas hein????????????????

Marizé disse...

Adorei ler este post, diverti-me muito e gostei de ver a foto de uma "prima" da minha máquina de massa que eu gosto muito.
Essa lazanha é para copiar, pode ser? Vá lá.... Eu quero provar!
Beijocas

amanda vox disse...

ah, sim, porque todo mundo tem uma máquina de fazer macarrão né.

Elaine J. disse...

gente, ÓBVIO que pode-se comprar a massa pronta tb. Mas caso tenha-se a máquina em casa, mostramos que é muito fácil fazer, embora possa parecer o contrário.. e melhor: vale muito a pena pq faz TODA a diferença! Se alguem estiver na dúvida sobre comprar uma, já tem nosso voto de que SIM, vale a pena! =)

um adendo: não era queijo prato! era mussarella mesmo!

Patricia Scarpin disse...

Lasagna com massa caseira é o paraíso!

Ana Pimentel disse...

Oi!
Tava com uma fome de leão e resolvi passar por aqui para comer com os olhos! hehehe (maldita dieta hehehe)

Eli disse...

Que delícia de post!! Menina massa de lasagna caseira é TUDO!!

Ana Pimentel disse...

Tem aquelas massas frescas a venda no supermercado também, junto com massa de pastel. Aliás, dizem que lasanha com massa de pastel fica ótimo também!