quinta-feira, 29 de novembro de 2007

You Tube para Gordos

Cansado de associar programas de receita aos cachorros da Ana Maria Braga, aos pagodes de 1994 na hora de usar o liquidificador e vovó Palmirinha temperando suas receitas com erros hediondos de português?

Cansado de ver os mesmos videozinhos "engraçados" no You Tube pela milionésima vez?

Seus problemas acabaram! Chegou o mais novo e revolucionário Food Tube!
Receitas do mundo inteiro de tudo o que você imaginar! E o que é melhor, você também pode participar!
Acesse já http://www.foodtube.net/ e se delicie!

Só vamos torcer para que os cachorros da Ana Maria Braga, os pagodes de liquidificador e os erros de português da Palmirinha não cheguem lá!

Já pensou ouvir um bom rrroooock na hora do liquidificador? Abóboras Amassadas no Food Tube já!!!

domingo, 18 de novembro de 2007

Tagliarini à vagabundesca!

Mi amado comprou numa padoca no bairro do Cambuí em Campinas uma massa artesanal muito linda e que merecia algo diferente do tradicional molho branco/vermelho que sempre faço.

Me veio à memória o sensacional penne à putanesca do estupendo Ninny (restaurante italiano em Brasilia, na 309 Norte). Resolvi arriscar usando a memória afetiva.. por isso o nome adaptado, pois não sei a original e fiquei com MUITA preguiça de procurar...



Na frigideira funda coloquei bastante azeite, alho fatiado e cebola picada. Deixei fritar sem dourar. adicionei as alcaparras (lavadas), azeitonas pretas em rodela, uma pimenta dedo de moça sem semente picada e o aliche em conserva. Deixei lá apurando por uns bons 5 minutos em fogo mto baixo. Então adicionei 3 tomates previamente ferventados e sem a pele picados grosseiramente e um punhado de folhas de manjericão fresco + um tiquinho de sal. Deixei apurando por mais 10 minutos.
Quando fui adicionar o molho à massa, vi que exagerei (como sempre) na quantidade de talharini, então fiz um molho express a mais com um pouco mais de aliche (deixei fritar no azeite) e 3 tomates pelados de lata e um pouco do suco.


Tracklist-express: Rolling Stones beibi!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O bolo de Vodka! (para Jups)

Tudo começou no comecinho do mês com os preparativos do aniversário da Jups e show da Condessa Safira no Lady Hell. Pensei cá com os meus botões, seria TUDO chegar na festa com um bolo... um bolo... UM BOLO DE VODKA! Simplesmente porque a queridona Jups tem como drink predileto uma boa dose de Vodka.
Então começou a pesquisa, internet, livros, chefs-professores e amigos gastrônomos. TODAS as receitas encontradas eram de caldas, ou recheios que levavam a bebida na composição. Eu queria mais! Queria um bolo que realmelnte tivesse vodka na massa! Que vodka assasse junto! E quem procura, ACHA!

Confesso que fiquei completamente intrigada, porque REALMENTE vodka pura não tem gosto. Mas calma, se a Dona Julia Jups gosta tanto assim do "sabor" é porqe ALGUM sabor tem! Então decidi arriscar. Ruim não ficaria, com um recheio de mousse de limão "batizado". Simplesmente impossível.

Fiz o bolo, aparei para ficar bem redondo e lisinho. Experimentei uma das aparas e TADAAAAAA! ZERO gosto de vodka. Totalmente previsível... mas a textura ficou diferente, e o sabor do bolo... não sei se foi a vodka. Mas não era um simples bolo branco.

Enfim. Montei o bolo com recheio, chantilly, e lá estava um bolo branco... bo-ring. aí meu lado criança começou a pensar. ANILINA ROOOOOSA! ok. O bolo ficou parecendo vítima de tiroteio.. mas ficou legal! e tava bom! A Jups gostou pelo menos, isso é mais importante! Fotos da festa assim que alguém me mandar... ¬¬

Bolo We ♥Julia! (que estava derretendo e por isso foi pra gladeira.
Perceba que ele ESTÁ desmontando... pfff... hahaha!)

FINALLY a receita!
MASSA
8 ovos inteiros
2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de manteiga sem sal
1 xícara de leite (temperatura ambiente)
1/2 xícara de vodka
5 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal juntos - reserve.
Junte a manteiga no leite, aqueça até dissolver a manteiga, deixe esfriar - reserve.
Coloque na batedeira os ovos e o açúcar, bata em velocidade máxima até ficar uma mistura clara e fofa, diminua a velocidade(mínimo) e agregue alternadamente o leite (+/- 3 colheres),a farinha (+/- 4 colheres por vez) e a vodka (1 colher), a farinha, o leite,a farinha, a vodka e assim por diante até terminar a farinha. Assar em assadeira untada e enfarinhada. Forno pré-aquecido 180° por aproximadamente 40 minutos. Desenforme ainda quente.

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/2 xícara de leite integral
suco de limão
1 dose de vodka (eu coloquei bem mais... mas e daí?)

bata tudo no liquidificador!

aí é só montar... bolo + recheio + bolo + chantilly!

trilha? fácil!
O inferno de nós 2 (hit) - Condessa Safira http://www.myspace.com/condessasafira

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O melhor da baixada Santista!

Final de semana passado saiu junto com a Edição da VEJA um guia de melhores restaurantes e bares! A de São Paulo, praticamente uma bíblia é inspiradora, mas dá uma certa preguiça. Já o Guia da Baixada Santista com poucos e bons salvou o feriado chuvoso de finados.


Primeiro fomos ao Paco. Restaurante espanhol Tradicional DELICIOSO! Super recomendo a Lula Dorê (praticamente um vício) e qualquer outro prato de peixe, paella, etc! MAS VÁ em 4 pessoas (3 no mínimo!), porque as porções são GI-GAN-TES-CAS.

Para um lanchinho, ou almoço fast food o Café Carioca tem pastéis IRAAAAAAADOS. Juro, pastel de carne seco com catupiry! Pastel de Carne único! Pastel de SIRI!!!! E claro, a coca-cola de garrafa de vidro para acompanhar. Eles ainda fazem delivery, e se você quiser eles te vendem os pastéis crus para vc fritar em casa. Trouxe um monte pra São Paulo! O Covas também encomendava... mas ele devia mandar buscar de helicóptero. ;]

Em um Sábado a noite, nada melhor que uma deliociosa pizza! A Pizzaria Maria Quitéria fica em uma casa antiga super charmosa que pertenceu ao escritor Vicente de Carvalho. A casa é linda e a pizza deliciosa! Para não se perder nos sabores fique com os diferentes, eles tem pizza "exóticas"! Ah sim! Estacionamento no local! Mas passe um Off antes de ir. Sabe como é, praia, casa antiga, lugar aberto.

E como o tema é SANTOS, a trilha não podia ser diferente....

DROSOPHILA! Lógico né gente! Sou fã e não nego! (acharam que eu ia falar Charlie Brown? pfffffff hihihi xD)

Mas enquanto eu e meu Santista preferido passeávamos pela cidade tocava o Cdzinho da Lily Allen. E sábado em show!

Bejios e até a próxima com a saga do Bolo de Vodka.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Segredos Básicos da Cozinha de Todos os Tempos

Hoje teremos um texto fornecido pela Amanda Vissotto, mais conhecida no mundo gastronômico pelo pseudônimo Amanda Risotto (hahaha). Ela é uma grande amiga que ano passado foi morar em Londres. Temos episódios inesquecíveis (e igualmente hilários) envolvendo comida vegetariana na bagagem. Depois de onze anos, finalmente ela se rendeu novamente ao mundo maravilhoso dos carnívoros. Pois bem, para os novatos na cozinha, a Amanda preparou algumas dicas básicas preciosas para se virar bem pilotando o fogão. Valeu, Amanda!


"Pessoalmente, acredito que existem algumas coisas básicas que se DEVE saber fazer, por um motivo ou outro. Coisas como cozinhar, pregar botões, trocar lâmpadas, pendurar quadros, tudo isso que pode ser classificado como “se virar”.
Eu tive a sorte de nascer numa família de pessoas muito habilidosas, experts na arte de se virar. Depois continuei meu treinamento sendo escoteira e aperfeiçoei minhas técnicas quando fui morar sozinha.
Agora, depois de muito estudo e prática, olho pra trás e vejo erros que poderiam ter sido evitados e coisas que ajudariam muito se eu as soubesse desde de o princípio. E é por essa razão que venho aqui hoje revelar alguns dos...

...Segredos Básicos da Cozinha de Todos os Tempos!

Por Amanda Risotto

1) Cozinhar é um estado de espírito
Se você está com preguiça coma um sanduíche porque fazer comida de má vontade é o primeiro passo em direção ao fracasso. Sua comida pode:

a) queimar;
b) solar ;
c) colar ;
d) causar indigestão ;
e) todas as anteriores.

2) Cozinhar ouvindo música é MUITO melhor
Essa dica meio que faz parte da dica anterior. ponha lá a música que você está a fim de ouvir e a atmosfera ideal está criada.

* Nota das Abóboras: A partir dessa premissa é que este blog foi criado!!! Concordamos plenamente! Levantamos essa bandeira!

3) O tempero é seu amigo
Não tenha medo de temperar sua comida. Vá na fé e experimente. Não foi à toa que o mercado de especiarias revolucionou o mundo, pense nisso.

O melhor jeito de saber se um tempero combina ou não com o prato é dar uma cheiradinha nele. Bota lá o seu nariz e o resto é bem intuitivo, basta um mínimo de bom senso.

4) Seguir a receita não é vergonha nenhuma
Claro que saber fazer pratos elaborados de cabeça é legal, mas não precisamos ficar fazendo só aquilo que sabemos de cor, aventure-se na cozinha, explore novas receitas, a internet está cheia delas, coragem!

5) A arte de marinar
Marinar é um nome chique para “deixar de molho”. Se você for cozinhar carnes, é sempre bom deixar marinar nos temperos um pouco antes. E vale pra qualquer outra coisa, quanto mais tempo envolto nos temperos mais o gostinho “pega”.

6) Maizena engrossa o caldo
Maizena é incrível. Só uma colherinha e pronto, aquele molho que você queria deixar com uma consistência incrível acontece. serve para todo tipo de molho, sopa, mingau, enfim, qualquer coisa que seja líquida e vá ao fogo. Se o negócio estiver teimando em ficar aguado não hesite: um pouquinho de maizena e está resolvido. Mas lembre-se de dissolver a maizena antes, num pouco d’água ou leite, senão pode acabar empelotando e deixando seu prato com uma cara muito amadora.

5) Se você colocar um ovo e farinha vira bolinho!
Parece mentira, mas é possível fazer bolinhos deliciosos a partir de quase qualquer coisa. faça uma reforma naquele resto do almoço de ontem agora mesmo! Pegue seja-lá-o-que-for, adicione um ovo e vá colocando a farinha de trigo aos poucos até dar pra fazer bolinhas (do tamanho de uma almôndega), dê uma calibrada no sal e pronto! Agora é só fritar no óleo bem quente, mas tem que mergulhar no óleo mesmo, tipo batata frita, sem pensar no colesterol.

6) Saber fazer massa podre

Torta de frango que a Amanda fez ontem lá nas Inglaterras usando a receita de massa podre! - Ana

Massa podre é o que há. Apesar do nome pouco feliz ela é hiper versátil e fácil de fazer. Pode ser preparada doce ou salgada, dependendo do que vc vai colocar dentro. De empadinhas à torta de maçã, tudo vale. Segue a receita:

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
500g de manteiga/margarina/gordura vegetal/banha (tanto faz, o que vc tiver à mão)
1 colher de sopa de sal ou açúcar (depende se vc quer doce ou salgada)
Água


Modo de preparo:
Misture a manteiga com a farinha e o sal/açúcar até ficar parecendo queijo ralado. Pronto? Agora vá colocando água aos poucos, não precisa muito, vá sovando a massa até ela parar de grudar na mão. E só.


Vale lembrar que você pode fazer meia receita se quiser fazer uma torta menor, é só manter a proporção.


E essas são algumas das coisas que se você souber e aplicar vão fazer com que você não só se vire na cozinha mas tenha prazer em fazer, comer e de quebra você impressiona as garotinhas.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Boletim Extraordinário da Cozinha Express

Lasanha de Pastel

OK. Que pastel de feira é uma delícia, todo mundo sabe. Mas a massa de pastel não serve apenas para ser frita no óleo com o recheio que você bem entender: também fica uma delícia interpretando o papel de massa de lasanha!

Já tinha ouvido esse boato sobre o excelente desempenho da massa de pastel na pele da massa de lasanha e hoje pude comprovar. Tinha um rolo de massa de pastel do mercadão municipal de São José "bobeando" na minha geladeira e eu estava sem massa de lasanha na dispensa. Foi aí o meu lado MacGyver despertou haha

Ficou tão gostosa e macia que ficou quase tão boa quanto a massa caseira fresca que a Cau postou aqui outro dia (é que aquela massa simplesmente arrassa)! Mas o resultado é bem similar. Versatilidade é isso aí! Eu agarantcho!

Geralmente na feira e nas pastelarias o pessoal costuma vender o rolo da massa, é só perguntar. Agora realmente não sei se o resultado com massa industrializada fica legal, afinal o próprio pastel frito de massa industrializada é meio sem graça. De qualquer forma não custa nada tentar, néam?

Fiz uma lasanha super rápida de chester e queijo ao molho sugo com manjericão e parmesão gratinado. Diliça!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Fettuccine al Limone da Luca

Para o Abóboras não ficar parado eis uma contribuição da minha queridíssima amiga Luca!
Fettuccine al Limone da Luca

Para 8 pessoas
1 pacote de Fettuccine
1 L creme de leite fresco
3/4 xícara de suco de limão siciliano
3/4 xícara de mel100 gr nozes picadas

Colocar o creme de leite fresco em uma panela e deixar reduzir em fogobaixo 40' ... adicionar o suco de limão eem seguida o mel deixar no fogo + 2' colocar raspas de limão emisturar a massa já cozida, salpicar as nozes e servir .

Ouça Vanessa da Mata, Ben Harber, Keane, Los Hermanos, Jack Johnson e Lauren Hill. Músicas relax, praianas, fofas, e confortáveis!