sábado, 19 de janeiro de 2008

Rockalicious Chicken

Adoro frango à cambalhota. É, aqueles clássicos frangos de televisão de cachorro. Só que como duas pessoas não conseguem dar conta de um bichão daqueles em um dia, as sobras ficam lá na geladeira na fila para o lixo. Porém eu digo: desperdício nunca!

Comprei um frango assado no sábado de manhã. No domingo resolvi reciclá-lo fazendo uma variação de uma receita que minha vódrasta faz com maestria, que se chama "Delícia de Frango" (e não é à toa, porque é realmente uma delícia sem precedentes).

Nos áureos rempos de rock'n'road, a Drosophila foi tocar no Rio de Janeiro, terra da minha família. Ficamos hospedados na casa da minha vódrasta (sim, uma mistura de avó com madrasta. A segunda esposa do meu avô eu considero minha terceira avó). Como ela sabe que eu sou fã número um dessa iguaria, tradicionalmente preparada por ela nas reuniões de família, deixou uma travessa prontinha para esperar por mim e meus cansados companheiros de banda (o que inclui nossa abóbora Elaine, que também é testemunha de como é bom). Por conta dessa lembrança, resolvi rebatizar minha releitura da receita como Rockalicious Chicken! hehehe

Não me lembrava de cór da receita, então fui pela intuição culinária. O Resultado foi magnífico. O André, meu mariposo, devorou a travessa inteira comigo.

Vamos ao que interessa!

Rockalicious Chicken

E aquele vulto à esquerda refletindo na chaleira usando um avental verde sou eu.


Ingredientes
  • Um frango assado de televisão de cachorro (quem preferir pode cozinhar um peito de frango, temperando como quiser);
  • 1 pacote de Creme de Cebola (Knorr ou Maggi);
  • 1 lata de milho em conserva;
  • 1 medida da lata de milho de água;
  • 1 lata ou caixinha de creme de leite;
  • 200g de queijo mussarela;
  • Queijo Parmesão a gosto;
  • Batata palha a gosto;

Modo de preparo

Parte 1
Desfie o peito de frango e reserve. No liquidificador misture uma lata de milho, mais uma medida da mesma lata de água e o pacote de Creme de Cebola. Leve a mistura ao fogo até ferver e tomar corpo. Pode adicionar salsinha picada se quiser. Eu coloquei e ficou bueno.
Assim que estiver OK, acrescente o frango desfiado e deixe ele lá se esturmando com o creme. Quando eles começarem a dar risada, contar causos e anedotas e ainda pedirem uma cerveja, não sirva uma cerveja: adicione o creme de leite, para selar a união. Misture e desligue o fogo.

Parte 2
Em um refratário você irá montar o prato em camadas. Uma camada de creme, outra de queijo mussarela respectivamente até a última camada, que terá uma belíssima cobertura de queijo parmesão. Forno pré-aquecido em duzentos graus e manda bala!

Assim que o creme borbulhar e o queijo gratinar graciosamente, retire do forno e cubra essa belezinha com batata palha. Finis!! Sirva com o bom e velho arroz branco e bon appetit!!

d^^b
Ouça "Estudando o Samba", disco crássico do Tom Zé. O disco inteiro. Faz bem para o humor, para a inteligência e ainda combina com comida (não sei por que, adoro comer ouvindo Tom Zé).

4 comentários:

Igor Faria disse...

Hmmmm... Sei não, mas tenho SÉRIO motivos pra desconfiar que essa é (ou aparenta ser) a mesma receita que mamãe faz, e chama de "Escondidinho de Frango" (coisa de mineiro colocar tudo no diminutivo, liga não!)...

É realmente uma delícia! Se eu lembrar, vou comparar as duas receitas e ver qual o ingrediente X que diferencia...

=)

Anônimo disse...

batiza esse nenêm!

amanda vox disse...

"contar causos e anedotas"? welcome to my world ana! surreal

Elaine J. disse...

Não tem como esquecer, foi um momento muito único, incluindo o rango que tava divino..